22 de maio de 2015

Cabo Verde | São Vicente - Diário de Viagem #3


Estava ansiosa para que chegasse Domingo! Havia churrascada na Baía das Gatas com a minha família, combinaram este almoço especialmente para nós. Logo de manhã rumámos para a Baía e fomos dar um passeio pelas redondezas. Aquela é uma zona de casas de praia e onde decorre em Agosto um dos festivais cabo-verdianos mais conhecidos, o Festival Baía das Gatas. Na altura do festival, aquilo é uma loucura, milhares de pessoas deslocam-se até lá, são 3 dias de música seguida, uma euforia e animação completa! Ainda não tive oportunidade de visitar Cabo Verde nessa altura, até porque o valor das passagens de avião sobem astronomicamente!



Esta área cresceu desde a última vez que lá estive mas não cresceu como estava à espera. Há muitos terrenos comprados com projectos por construir e, por isso, entre as casas existem grandes espaços sem nada. Ainda há caminhos por 'desbravar'. Mas as coisas vão-se fazendo. Tenho pena de não haver mais comércio dentro do contexto praia, como unidades de apoio para quem passa lá um fim-de-semana ou umas férias curtas: restaurantes, mercearias, cafés, bar de praia e wc's públicos. No entanto, talvez seja a falta destas coisas que conferem unicidade à Baía, por ser e estar ainda tão pura e por lapidar. E será que a queremos mesmo lapidar?! Turisticamente falando, é das zonas que mais poderia atrair turistas mas, por outro lado, para quem ama a terra como ela brotou, talvez a mantivesse assim.


E voltando ao passeio, andámos muito pela praia durante uma manhã um tanto ou quanto nublada. As imagens, onde se vê o dia mais aberto, foram tiradas à tarde, quando o dia quis mostrar-nos o que há de belo na Baía das Gatas! O meu objectivo era ir até ao pontão grande e, de um lado, vislumbrar a água azul clarinha da baía e, do outro lado, o azul profundo do oceano! Sonhei durante todos estes anos com isso. E prometi a mim mesma que, desta vez, ia mergulhar! Havia muito vento, a temperatura estava amena mas ainda não convidava abertamente para um mergulho. Depois de almoço, regressámos à praia e um dos meus primos, corajoso, mergulhou. Continuava um tempinho desagradável mas, eu não fui de meias medidas e saltei atrás! Estive por lá um bocadinho e depois saí. Foi o suficiente para ficar feliz.


Mas ainda não vos falei do almoço...foi das melhores experiências que tive lá. As carnes grelhadas estavam uma delícia, tudo tão bem preparado e confeccionado. Comida de casa, de família. Sempre acompanhada de uma cerveja bem gelada e de conversas cruzadas em que todos se entendem. Um sorriso para ali, uma foto para aqui, uma conversa acolá. Até que chegou uma das partes que mais queria: sentámo-nos na sala e começou a sessão de Morna. A minha família tem excelentes vozes e tocadores. Aquele momento ficará para sempre gravado na minha memória. E pronto, a lagrimita surgiu outra vez quando ouvia os violões a tocar e as vozes a cantar. Alguém me proíba de chorar quando oiço Morna, por favor!


Foi neste dia que choveram muitos convites dos meus familiares para fazermos algo nos dias seguintes. Tive que apontar tudo no telemóvel para não me esquecer de nenhum compromisso. Sim, não queria fazer o mesmo que fiz há 13 anos, quando deixei a minha tia pendurada com o jantar em cima da mesa porque me esqueci do convite. A minha agenda de compromissos - posso chamá-la assim?! - esteve mais cheia do que nunca. Por fim, regressámos já ao final da tarde e estava para lá de cansada. É que a praia cansa e comer também.


O dia seguinte foi o primeiro dia em que caminhei por Mindelo, negociei preços enquanto comprava souvenirs, pus em prática o meu crioulo e tirei fotos a tudo o que me aparecia pela frente. Aguardem pelo post #4.


DIÁRIO DE VIAGEM COMPLETO


Viagem: Março 2015

4 comentários:

  1. Paisagens belíssimas, comidinha boa, ambiente familiar maravilhoso!

    Adorei. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Imagens lindíssimas :) deve ser um paraíso !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um paraíso, o meu paraíso (modo egoísta on) :P

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...