24 de fevereiro de 2015

Quais são as 7 Colinas de Lisboa?


Dei por mim a pensar: Oiço falar que Lisboa é a cidade das 7 colinas, mas afinal onde é que elas estão? Pois é, não sabia o nome delas, onde começavam e acabavam e muito menos onde ficavam. Tinha de colmatar esta minha falta de conhecimento, principalmente porque tenho Lisboa como a minha cidade-mãe.
Vem conhecer as 7 colinas comigo!

1. COLINA DE SÃO JORGE

Também é conhecida como a Colina do Castelo, pois é aqui que se situa o conhecido Castelo de São Jorge. A colina fazia parte da extinta Freguesia do Castelo, que existia desde 1147. Das 7, esta é a mais alta, tendo em conta que a Colina da Graça não faz parte das conhecidas 7 Colinas. Se fizesse, esta última seria a maior. 


2. COLINA DE SÃO VICENTE

Esta colina acolhe o tradicional Bairro de Alfama onde também podemos encontrar o Mosteiro de São Vicente de Fora. Sabias que o nome Alfama deriva do árabe al-hamma, que significa banhos ou fontes? Esta era uma das zonas de Lisboa com melhor recepção de água devido a um conjunto de nascentes que por ali passam.


3. COLINA DE SANT'ANA

Nesta colina ficava o antigo Mosteiro das Freiras de Nossa Senhora da Anunciada, sendo que actualmente podemos encontrar no mesmo local o Largo da Anunciada. A nível administrativo, a Colina de Sant'Ana pertence à Freguesia de Arroios. No entanto, geograficamente, podemos ver aqui as suas delimitações.


4. COLINA DE SANTO ANDRÉ

A Colina de Santo André está dentro da antiga Freguesia da Graça, que com a reorganização administrativa de 2013, passou a pertencer à Freguesia de São Vicente. Por lá encontram-se dois dos miradouros com uma das vistas mais lindas sobre Lisboa, o Miradouro da Graça e o Miradouro da Senhora do Monte.


5. COLINA DAS CHAGAS

O nome desta colina advém do nome da Igreja das Chagas de Cristo, ambas localizadas na extinta Freguesia do Sacramento. A Colina das Chagas corresponde à área onde encontramos o Largo do Carmo e o que o rodeia.


6. COLINA DE SANTA CATARINA

Vejo o nome desta colina e remete-me logo ao seu miradouro, o Miradouro de Santa Catarina. Esta colina percorre a área do Largo de Camões até à Calçada do Combro. Hoje, Santa Catarina pertence à Freguesia da Misericórdia. 


7. COLINA DE SÃO ROQUE

Talvez muitos não sabiam, tal como eu, mas a Colina de São Roque situa-se na área do Bairro Alto, zona amplamente conhecida e (re)frequentada nos últimos anos. E por ali temos o Miradouro de São Pedro de Alcântara e a Igreja de São Roque.



Imagem: Carina Teixeira

7 comentários:

  1. Olá, Carina

    Este assunto é muito importante para mim porque eu também adoro Lisboa.
    E desconhecia a localização e delimitação das 7 colinas, bem como a designação.

    Obrigada.

    :)

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda,

      Fico feliz por ter "desvendado" este mistério das 7 colinas e ter ajudado mais pessoas a saber onde é que elas ficam! :D

      Beijinhos

      Eliminar
  2. curioso! também não sabia, mas agora já estou informada :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu andava a remoer isto há uns tempos. Quando me surgem dúvidas não consigo viver muito tempo com elas, tenho de ir à procura de respostas. ;)

      Eliminar
  3. Então, se percebi, as colinas de Lisboa, situam-se quase em paralelo com o percurso do Rio Tejo torneando a baixa da Cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado. lol

      Há muitas colinas que nada têm a ver com o Tejo.

      Lisboa nunca teve 7 colinas, é invenção.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...