30 de outubro de 2014

5 Coisas de que Gostava de Gostar

O tema é sobre comida. Aquela comida de que eu não gosto mas gostava de gostar. Nunca pensaram ou sentiram isto? Gostavam de gostar de uma determinada comida. E eu já percebi porque é que isto me acontece. Na maioria das vezes, acontece porque o meu paladar não está em harmonia com o olfacto. E digo-vos que é bastante atrofiante. A comida cheira-vos bem, dá vontade de comer e não alcança as expectativas que criaram através do olfacto. Na minoria das vezes, mete-se o factor psicológico pelo meio, isto é, cheira bem mas não tem bom aspecto e dá-me aversão. Mas também digo-vos uma coisa, tivesse eu o azar na vida de passar alguma necessidade, como infelizmente muita gente passa, iam ver se não comia tudo e ainda repetia se fosse preciso. Só somos esquisitos e podemos escolher, precisamente por isso, por podermos escolher. Por podermos comer aquilo e não isto que temos à nossa frente. Mas 'bora lá saber algumas das coisas que eu gostava de gostar:


1. CASTANHAS ASSADAS

Aquele cheiro das castanhas assadas mata-me. Mas por um bom motivo. Cheira tão bem, cria água na boca. Às vezes estão a fazer as castanhas lá ao longe e o cheirinho é tão reconfortante que eu sigo-o inconscientemente até chegar ao assador. E sim, estou a falar das castanhas assadas de rua, não aquelas de casa que não têm o mesmo cheiro. Para mal dos meus pecados (que são pouquíssimos :P), aquilo não me sabe bem. Quer dizer, sabe a qualquer coisa mas não chega aos calcanhares do cheiro. Eu não tenho prazer nenhum a comer as castanhas. E isso deixa-me tão tristinha.



2. CARACÓIS 

Mais outro pequeno dilema do cheiro. O cheiro que sai da panela quando se está a fazer carocóis é divinal. Adoro mesmo o cheiro do tempero. Neste caso, nem é o sabor que me faz não gostar de caracóis. Em boa verdade, nem posso dizer que não gosto. Nunca comi. Não consigo, quando estou prestes a pôr um na boca, dá-me uma aversão inexplicável. É aquela questão do aspecto de que vos falei. Eu olho para o bichinho fora da sua conchinha e não consigo, aquele aspecto...enfim.



3. VINHO TINTO

Ai a vinhaça! Das coisas que mais aprecio é estar com um grupo de pessoas, família ou amigos, e ter uma conversa bem animada acompanhada de um bom vinho e petiscos. E há coisas que ficam bem é com vinho tinto. Juro que já bebi, já provei diferentes vinhos e não gosto de tinto. Acho sempre um vinho demasiado 'pesado' para mim. E o gosto também não acompanha as expectativas que o olfacto me dá. O que vale é que me resta o vinho branco, o vinho verde e o rosé. E sou feliz com todos eles! :D




4. TREMOÇOS

Eu vejo as pessoas a comer tremoços compulsivamente enquanto bebem cerveja. Olho para elas e estão mesmo a gostar. Pensei: "Epá isto deve ser mesmo bom! Deixa lá ver". A minha cara foi de uma inexpressividade épica. Não sabe a nada. Não cheira a nada. É assim tão bom porquê? Eu quero sentir o que vocês sentem. Eu quero gostar de tremoços, até porque não conheço mais ninguém que não goste. Se há por aqui alguém a ler isto e não goste de tremoços que se acuse porque não quero continuar sozinha esta caminhada solitária.



5. CAMARÃO

Esta é a minha maior frustração gastronómica. Não gosto de marisco. Todo e qualquer marisco. Até me dizem a brincar (e eu sei que é a sério) que eu não dou despesa. Por acaso até dou, nas coisas de que eu gosto. É como já disse aqui, eu sou um bom garfo e gosto de comer. A comida tem um papel emocional na minha vida.
E aqui acontece uma coisa com que não me conformo: eu não aguento o cheiro de marisco, muito menos de camarão a ser cozinhado. Ui, se vocês vissem. O efeito é físico. Dor de cabeça, má disposição, ânsia de vomito. E não o comi, é só o cheiro do alimento a ser cozinhado. Uma frustração. Eu gostava de gostar, gostava de comer e saber como é...mas como posso experimentar uma coisa que só de me aproximar tem um efeito físico tão agressivo em mim? Já me deram opções quanto a formas de se comer camarão (frito, com especiarias, etc.) mas já passei tão mal devido ao meu pequeno amigo camarão que a minha cabeça diz automaticamente stop. Eu própria sei que não é normal, que há aqui alguma coisa a ser trabalhada em mim e que é ultrapassável. Só ainda não consegui pôr stop ao meu primeiro stop



Também existe alguma comida de que gostavas de gostar?



Fonte imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5

1 comentário:

  1. Gosto imenso de tudo isso, menos de tremoços! Também gostava de gostar de tremoços :P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...