23 de janeiro de 2013

Take Me Away | Mãe Lisboa


A minha mãe fez anos em Dezembro e dediquei o dia totalmente a ela. Devido ao trabalho e muitos outros afazeres, deixamos de fazer as coisas que nos afagaram a infância e que fazem as delícias da nossa memória. Passear por Lisboa com a minha mãe faz parte da minha infância. Com ela conheci tudo o que é importante conhecer em Lisboa. A minha cultura ficou bem alimentada: muitos museus e monumentos visitámos, avenidas, ruas, cafés com história. Tudo tinha uma história e uma razão de ser. Quando estou no Terreiro do Paço, na rua Augusta, no Chiado, em Belém, a minha alma enche-se de alegria. E dá-se um nó no meu peito porque é uma alegria cheia de saudade.

E quis voltar à infância. Dar um presente à minha mãe que no fundo também foi um presente para mim. Passear com a minha mãe por Lisboa antiga. A área antiga, pensando bem, é relativamente pequena mas é impossível visitá-la num dia. Há muitos pormenores, detalhes valiosos que só esta cidade tem. Faltou-nos (re)ver muita coisa. Queria ter voltado ao castelo, andar de eléctrico, perder-me nos miradouros, andar pelos bairros, voltar a Belém calmamente. Queria ter voltado ao Martinho da Arcada, pedir o salgadinho que pedia sempre que lá ia e ouvir o ecoar da pergunta que fiz várias vezes: "Fernando Pessoa vinha aqui, não é?". Estivemos simplesmente a passear, andar sem destino certo, entrámos e saímos das praças e largos, das ruelas, a sentir apenas o prazer da companhia uma da outra.

E quem lê isto pensa que não ponho os pés em Lisboa há séculos. Mentira, vou todos os dias. Todo o santo dia estou lá. Mas o objectivo é trabalhar e estou "fechada" 8 horas por dia no trabalho, portanto, eu "não vivo Lisboa" no seu estado puro. 

O dia que passámos foi simples mas tão feliz. Lisboa, para mim, tem um lado maternal que se deve única e exclusivamente às memórias calorosas da minha infância. Obrigada mãe por me teres presenteado com esta cidade desde o momento em que nasci. Lisboa é a minha cidade-mãe, literalmente.


Lisboa, Dezembro de 2012
Fotos e montagem: Carina Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...